Buscar
  • Azeite Capolivo

Um dos pilares mais importantes da dieta Mediterrânea: Azeite de Oliva Extra Virgem.


O azeite está presente em muitos pratos. Uma das principais razões pelas quais a dieta mediterrânea é tão rica e saudável. Como em qualquer tipo de dieta, o equilíbrio é virtude. O azeite não é exceção.


Portanto, nesse post, o nutri @marquesjuliano vai responder uma das chaves para que o azeite seja seu queridinho nas refeições: quanto de azeite é recomendado por dia.

Foi comprovado que o consumo de pelo menos uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem ao dia tem o potencial de ajudar o cérebro a eliminar o acúmulo de placas amilóides, uma proteína pegajosa que agrega a níveis tóxicos ao desenvolvimento da Doença de Alzheimer.


Além disso, outros estudos demonstram que o uso contínuo melhora o desenvolvimento cognitivo. O oleocantal, um dos vários compostos antioxidantes encontrados no azeite extra virgem possui todos os benefícios para o cérebro anteriormente citados, o azeite de oliva também é uma fonte rica em gorduras monoinsaturadas, uma gordura que mantém a níveis saudáveis nossos vasos sanguíneos e fígado, e pode ainda auxiliar na perda de peso.


Uma colher de sopa contém 10% dos níveis recomendados de vitamina E, um poderoso antioxidante que protege as estruturas do corpo e cérebro do desgaste inerente ao nosso envelhecimento.


Nicholas Coleman, um dos maiores especialistas mundiais em azeites de oliva, compartilhou algumas dicas de como encontrar um azeite de oliva extra virgem de altíssima qualidade:

- Um azeite de alta qualidade jamais deve deixar uma sensação gordurosa em sua boca, algo típico de gorduras hidrogenadas.

- Quanto maior a medida de oleocantal num azeite, mais picante será seu sabor, portanto, você terá certeza de que está consumindo o que há de melhor para o seu corpo e o seu cérebro.


A Predimed, uma organização focada na prevenção da dieta mediterrânea, conduziu um estudo que confirmou que, ao ingerir cerca de 3 colheres de azeite por dia, as pessoas tinham um risco menor de doenças e a sua pressão arterial mais baixa.

Conta para nós o seu jeito favorito de utilizar esse alimento tão poderoso e a quantidade que você está acostumado a consumir.


E. H. Martinez-Lapiscina et al., “Mediterranean Diet Improves Cognition: The PREDIMED-NAVARRA Randomised Trial,” Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry 84, no. 12 (2013): 1318–25

A. Abuznait et al., “Olive-Oil-Derived Oleocanthal Enhances B-Amyloid Clearance as a Potential Neuroprotective Mechanism against Alzheimer’s Disease: In Vitro and In Vivo Studies,” ACS Chemical Neuroscience 4, no. 6 (2013): 973–82.

3,266 visualizações1 comentário

RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com