Buscar
  • Azeite Capolivo

FRITAR COM AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM: SIM, VOCÊ PODE!


O ponto de fumaça de um óleo de cozinha é a temperatura na qual o óleo começa a se decompor. Um azeite virgem extra de alta qualidade tem um ponto de fumaça mais alto do que outros óleos, tornando-o muito adequado para muitas formas de cozinhar, como fritar.

Existe um equívoco popular de que o azeite extra virgem não pode ser aquecido às temperaturas necessárias para fritar. Esta crença pressupõe, por engano, que o azeite extra-virgem tem baixo ponto de fumaça.


Na verdade, o azeite de oliva é o mais estável e sua composição não é alterada significativamente, devido ao meio como é obtido, por processos mecânicos sem nenhum tratamento além da lavagem, filtração, decantação ou centrifugação. Azeites extra virgens são produzidos sem calor ou produtos químicos e, portanto, retêm mais antioxidantes.


Dessa forma, os componentes minoritários provenientes do fruto da oliveira, entre eles os compostos fenólicos, permanecem no produto final, ao contrário de outros óleos vegetais, que foram submetidos aos processos de refino, adquirindo uma instabilidade no perfil de gorduras que quando aquecidos, se modificam.


O azeite não só pode, como deve ser usado nos pratos de saladas e aperitivos e também nas preparações cozidas e fritas, ainda oferecendo vários benefícios à saúde.


E vocês, usam seu Azeite Capolivo para fritar ou apenas finalizar pratos?

178 visualizações

RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com