Buscar
  • Azeite Capolivo

Atributos positivos do azeite



O azeite virgem extra ganhou nos últimos anos um lugar de destaque na paisagem de alimentos saudáveis, graças à alta concentração de polifenóis. Os polifenóis são antioxidantes com muitos benefícios para a saúde, capaz de retardar o envelhecimento ou a oxidação das células do nosso corpo.


É importante entender que, em um azeite extra virgem de características amargas e picantes, apresenta uma ampla gama de compostos com alto valor para a saúde; Isso é incomparável em qualquer outra gordura na dieta.


A quantidade desses compostos é determinada, em primeiro lugar, pela variedade de azeitonas da qual o azeite é extraído; e, posteriormente, devido a vários fatores agronômicos e tecnológicos.


Como parte dos atributos positivos , há também uma série de aromas olfativos capazes de caracterizar os diferentes tipos de azeite extra virgem.


Os polifenóis têm um sabor levemente amargo e picante que determina o aroma frutado e um sabor amargo e picante típico de azeites de alta qualidade.


O fato de um azeite ser amargo e picante é o resultado da presença de substâncias polifenólicas. Quanto maior a presença de polifenóis, maior a intensidade desse sabor amargo e picante.


Notas positivas que podem ser encontradas em um azeite:


Alcachofra: sabor que recorda o gosto da alcachofra.


Doce: sabor delicado e agradável, sendo obtido quando o azeite é fabricado com azeitonas maduras. Diz-se que o azeite é doce, quando as sensações de amargo e picante estão ausentes.


Flores: sabor de flores brancas ou amarelas que conferem ao azeite um gosto muito delicado.


Amendoado: aroma de amêndoas característico de azeitona madura, fresca e seca. É percebida como uma sensação retro olfativa e é associado aos azeites ditos doces.


Maduro: gosto característico da azeitona madura, frequentemente presente em azeites de cor amarelo escuro, e de sabor redondo com tendência ao doce.


Redondo: atributo de um azeite que se apresenta com gosto pleno e equilibrado.


Herbáceo: Aroma e gosto que recordam erva fresca recém-cortada que estão presentes em alguns azeites.


Ervas, rúcula, couve, folhas de azeitona: um dos aromas mais característicos nos bons azeites, especialmente da colheita precoce. Nos dá a sensação de frescor, nos recorda a verde.


Tomate: talvez seja um dos atributos positivos mais frequentes e fáceis de reconhecer e muito típico de inúmeras variedades. Se pode encontrar em todas as suas versões, desde tomate verde a tomate maduro, passando até mesmo pela planta do tomate.


Ervas aromáticas e especiarias: desde canela, camomila, tomilho, alecrim, baunilha, malva, menta ou as mais distintas ervas. São aromas que conferem complexidade ao frutado do azeite.


Frutas vermelhas: ainda que pareça raro e de fato não é muito comum, são aromas característicos de algumas variedades.


Maçã: geralmente encontrados em azeites mais maduros, são aromas comuns, sobretudo da variedade Arbequina.


Para que estes conceitos fiquem mais claros para o apreciador de azeite que está se iniciando neste mundo da degustação, propomos um pequeno exercício para treinar o paladar, relacionando-o com algumas sensações positivas do azeite, que nunca estão presentes isoladamente, mas em combinação.


Por exemplo, nosso azeite monovarietal KORONEIKI, é uma boa amostra do que se entende por Picante e Amargo.


Já o Blend Capolivo ARBEQUINA/ARBOSANA pode ter o sabor mais doce, mais amendoado e um pouco mais maduro.


Está gostando dos conteúdos e quer provar o melhor azeite do Hemisfério Sul? Clique aqui para comprar agora.

67 visualizações

RECEBA NOVIDADES E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2023 por Sal & Pimenta. Orgulhosamente criado com Wix.com